Liderança Baseada em Confiança
Quando desconfiamos das pessoas que nos relacionamos, temos um dia a dia muito mais tenso, ineficiente e desgastante. Seja na vida profissional ou na pessoal, confiança é um fator crucial para uma vida mais leve, alegre e produtiva.
Na gestão de equipes de trabalho, a situação é a mesma. Quando as equipes não têm confiança na liderança, seja por razões técnicas, comportamentais ou morais, um desafio relativamente simples passa a ser uma barreira muito mais alta para ser superada.
O nível de envolvimento das pessoas é menor à medida que a desconfiança predomina nas relações de trabalho. Isso também se dá porque a satisfação cai quando trabalhamos com quem não confiamos; e, quanto menor a satisfação, menor a motivação e o engajamento.
É preciso que se construa, diariamente nos ambientes de trabalho, uma relação em que a confiança passe a predominar. Para isso, a transparência será fator fundamental. Aqui não falo sobre abrir informações que, porventura, sejam confidenciais. Claro que não. Mas, ser transparente, permite com que as outras pessoas tenham consciência do que está sendo pensado, dito e realizado no dia a dia pela liderança. E isso faz muita diferença.
Além da transparência, o fato da liderança ser um exemplo para sua equipe, também será muito importante. A falta de confiança, muitas vezes, se dá pela falta de coerência e consistência entre o que a liderança fala, e aquilo que ela pratica. É preciso ter bastante vigilância com relação a isso.
Para finalizar, gostaria de destacar também a necessidade de que os(as) líderes sejam vistos como pessoas que assumem as responsabilidades dos problemas mais complexos e que se colocam à disposição da equipe para dar o suporte necessário nos momentos mais difíceis. Este tipo de atitude aumenta muito a confiança e acaba trazendo muito mais tranquilidade, foco e comprometimento para toda a equipe.
Pense nisso!