Acompanhe o Marcelo Jabur

Artigos

Como está sua Capacidade de Ouvir?

Se eu fosse obrigado a descrever uma única sugestão para potencializar o relacionamento entre as pessoas, eu sugeriria que todos aprimorassem a capacidade de ouvir. Pode parecer banal, mas não é.

Todos nos encantamos quando encontramos pessoas verdadeiramente interessadas em ouvir o que temos para falar. Funciona como um presente. Nessas situações, costumamos viver satisfações raras. Tudo por conta da outra pessoa se dedicar, genuinamente, a escutar as nossas opiniões ou pareceres sobre o que quer que seja.

Isso se justifica porque algumas das coisas que mais valorizamos na vida são, exatamente, a nossa história e a maneira que vemos o mundo. Quando falamos sobre isso e encontramos pessoas verdadeiramente aplicadas em ouvir, entregando-se para nossas colocações, os sentimentos são os melhores. Os relacionamentos naturalmente se fortalecem.

Além disso, quando ouvimos de coração e mente abertos, temos mais chances de receber informações preciosas para futuras tomadas de decisão. Imagine os responsáveis por uma criança dedicando-se a ouvir o que ela tem a dizer sobre um assunto um pouco mais delicado. Além da satisfação, envolvimento e fortalecimento da relação de confiança, ocorre um aumento de repertório para os responsáveis escolherem as melhores formas de lidar com aquele determinado tema. Como consequência igualmente relevante, podemos esperar que a criança tenha ainda mais segurança para trazer outros tantos assuntos interessantes, alegres, tristes ou até aflitivos. A importância aqui está em perceber os belíssimos impactos que o “ouvido atento” pode gerar para as relações estabelecidas na família.

O mesmo acontece no ambiente de trabalho. Quando as lideranças se dedicam a ouvir as pessoas de sua equipe, de forma espontânea e autêntica, além de todo o conteúdo recebido com a máxima clareza possível, o relacionamento é fortalecido de forma vigorosa. E, se tratando do ambiente corporativo, onde iniciativas como essas não são tão comuns, passamos a ser vistos com uma liderança rara e diferenciada.

Por outro lado, a dificuldade em se dedicar ao outro, mantendo a concentração e os ouvidos ativamente atentos, parece ser um padrão entre os humanos. Por isso, procure refletir sobre como se comporta nas relações e conversas com as pessoas. Você ouve a outra pessoa quando ela fala? Você está pensando em como eles podem se sentir com base no que compartilham com você? Você percebe que está acompanhando o conteúdo quando o outro se expressa? Você costuma olhar muito para o seu telefone quando outras pessoas estão falando com você? Você tende a se interessar e fazer perguntas para saber mais sobre o que eles compartilharam com você?

Em um mundo cheio de distrações, é fácil se desviar e perder o foco na pessoa ou nas pessoas que estão à nossa frente. Estar vigilante sobre o quão bem você ouve os outros será uma consideração importante ao longo da vida. Ouvir e prestar atenção quando falam, além de um sinal de respeito, é também uma habilidade que levará a relacionamentos mais profundos e melhores. Sugiro que sigamos sempre com esse compromisso em mente. Ele será altamente impactante para uma vida mais leve e produtiva.